domingo, 18 de abril de 2010

A História Sem Fim (Michael Ende)

A História Sem Fim

Finalmente lí o tão famoso livro de Michael Ende,não que eu tivesse sido impedido de lê-lo antes,é que só agora depois de todos esses anos,é que....como posso dizer...assim com Bastian fui fisgado por ele.

Assim como o filme Cinema Paradiso é uma declaração de amor ao cinema,A História Sem Fim é uma declaração de amor aos livros.

Ende teve um trato todo diferente com o livro,onde cada capítulo dele, corresponde a uma letra do alfabeto,que é ilustrado com alguns dos personagens.Também o livro é escrito com duas impressões:uma verde e outra vermelha.

Bastian é um garoto gordinho de pernas tortas,que sofre perseguição dos colegas da escola, além de ter perdido a mãe,e viver com um pai que ainda não superou a perda da esposa,Bastian não vai bem nos estudos,e é sempre chamado atenção pelos professores.
Até um dia ele invade uma livraria e rouba A História Sem Fim,ao chegar na escola atrasado,resolve ir para o porão e começa a ler o livro.

Michael Ende não ficou nem um pouco satisfeito com a adaptação cinematográfica de 1984.Depois de ler o livro eu concordo com o autor,não me levem a mal ainda gosto do filme.Porém o filme deixou muita coisa de fora,principalmente por ter mudado a fisionomia dos personagens (quem leu o livro sabe do que estou falando)

A segunda parte do livro,(tenho lido em alguns Blogs,que as pessoas não gostaram,acharam sem rítimo e monótona).E concordo em partes,já que nessa segunda parte, nosso herói ,entra no mundo de fantasia,e por ter a salvo,todos em os seres passam a conhecer o seu nome,e a trata-lo com herói (se bem que isso é verdade),porém,isso desperta o lado sombrio dele.Bastian passa a ser uma pessoa narcisista.

Mas isso tudo é causado pelo efeito do Aurin que passa a conceder os seus desejos e a medida que ele vai usando,Bastian passa a perder parte de suas lembrança que tinha no seu mundo.
A história passa a ser a jornada de alto conhecimento de Bastian,onde ele enfrenta o seu maior inimigo,enfrenta a si próprio.Também nos fala sobre o valor da verdadeira amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário