domingo, 18 de março de 2012

Jogos Vorazes (The Hunger Games, Suzanne Collins)

Jogoa Vorazes conta a história da jovem de dezessete anos katniss everdeen, em um futuro onde os Estados Unidos não existe mais e sim Panem formado por doze distritos que são comandados por uma capital, que obriga dois jovens de cada distrito na faixa etária de 12 até 18 anos a participarem dos Jogos Vorazes, onde eles precisam lutar até a morte e apenas um sairá ileso. Suam irmão Prim de apenas 12 anos é uma das sorteadas mas Everden se voluntaria no lugar de sua irma. É quando tudo começa.

Confesso que não tive interesse em ler este livro, pois o jugava se tratar de uma história bem infanto juvenil. Tive vontade de ler porque acompanho o vlog da Gabi Fadel e ele falou de uma forma que não tinha com não ter vontade de lê-lo. Realmente o livro faz jus ao título, a autora Suzanne Collins escreve muito bem e sabe desenvolver a trama de forma que o leitor fica abismado com a situação e a forma como a autora termina cada capítulo, levando o leitor a não querer largar a obra até a última página. Não se engane como eu, pois Jogos Vorazes é um livro para jovens adultos.

Podemos dividir a trama em duas partes onde a primeira, como todo bom livro somos introduzidos ao mundo futurista que a jovem Katniss vive. Bem diferente ao qual os jovens de classe média vivem, onde eles tem tudo nas mãos e não passam por dificuldades alguma. A segunda parte somos levados finalmente aos Jogos Vorazes onde Katniss precisará de toda sua técnica em caçar e fazer uso do arco e flecha para derrotar seus oponentes.

Atrama vai tomando um rumo mais tenso a cada capítulo que lemos. Umas das vantagens em se ler um livro que foi adapitado para as telas do cinema é que no livro conseguimos penetrar na mente de
katniss everdeen ficamos sabendo seus medos, suas inseguranças e de onde ele tira sua coragem para cometer a principal regra do jogo, matar. Mas não podemos jugar nossa heroína, pois para ela, essa situação foi imposta contra sua vontade, e se a própria não tivesse seus conhecimentos em caça e sua abilidade com arco e flecha, seu destino já estaria selado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário