sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Os Trabalhadores do Mar (Les Travailleurs de la mer, Victor Hugo, 1886)




Histórias cujo o tema é a vida no mar ou daqueles que vivem dele, sempre me chamou a atenção. Esse clássico da literatura foi escrito por Victor Hugo quando ele foi expulso da França e foi se exilar em Guernesey, ilha localizada no Canal da Mancha.
 
 Victor Hugo já escreveu peças de teatros e três romances; O Corcunda de Notre Dame, Os Miseráveis e este que que dar título a postagem. E do que se trata esse livro?........
   Bem.....todos são unâ
nimes em dizer que este livro vai narrar a história de Gilliatt, jovem que desde criança mora em uma casa considerada por todos na ilha, mal assombrada. O tempo vai passando e Gilliatt se apaixona pela jovem Deruchette. É quando o tio da jovem, Lethierry lhe dar uma missão de resgatar a parte mecânica de sua embarcação a vapor que ficou à deriva em um rochedo, prometendo-lhe a mão da jovem em casamento.



Mas eu discordo que Gilliatt seja o protagonista. Para minha pessoa, os protagonistas serão sempre aqueles que aparecem no começo, no meio e no fim da trama. Gilliatt a parece no começo e de repente ele some e outros personagens são apresentados. Gilliatt só vem aparecer bem depois da metade do livro.

   O grande protagonista na minha opinião é a narrativa poética. Nossa!!!!! qualquer coisa que Victor Hugo descreve durante a história é sempre poético e extremamente detalhista. Me lembro que parei  de ler Stephen King por considera-lo detalhista demais. King é fichinha perto de Hugo.
   Apenas para você ter uma ideia, foi acrescentado nessa nova edição um capítulo; O ARQUIPÉLAGO DA MANCHA. Victor Hugo disseca toda a ilha; na sua geografia, biodiversidade, população, costumes, religião e habitação.

  Caso você tenha interesse em ler essa obra, aconselho lê-la bem devagar. Os Trabalhadores do Mar não tem uma narrativa tão envolvente assim. Mas não estou dizendo que é ruim. Não.....longe disso, ele é um bom livro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário